terça-feira, 29 de novembro de 2011

Significado do meu nome: Janire

Quando eu era criança, detestava meu nome só porque não conhecia ninguém que o tivesse e as pessoas diziam que era um nome "diferente". Para mim, diferente é uma forma educada de dizer que é estranho, feio.

Até que um dia, uma médica me disse que era um nome raro e isto me tornava uma pessoa única, especial. Comecei a gostar de ser única. O único problema é que não sabia a origem do meu nome e isto sempre me incomodou muito. Uns diziam que era de origem indígena, por acreditar que fosse uma variação de Jandira, nome de origem tupi, outros que havia sido formado a partir de "janeiro" e meu pai pensava que havia inventado um nome, pois eu me chamaria Janaíra e antes de chegar no cartório para me registrar, ele alterou e "criou" o nome Janire.

Depois de vários anos de busca do significado do meu nome, fiz várias pesquisas na internet e a primeira Janire que encontrei no google, foi uma jornalista árabe. Então comecei a pensar que meu nome tivesse origem árabe. Depois fui encontrando pessoas com o mesmo nome no Brasil e em países de fala hispânica, sempre pela internet, pois nunca conheci outra Janire pessoalmente. Então pensei que tivesse alguma relação com o idioma espanhol. Até que encontrei em um site a explicação que une o árabe com o espanhol para a formação do meu nome.

Acredita-se que a Espanha tenha sido ocupada por povos de origem árabe que lá se estabeleceram e apesar das diversas invasões e a dominação romana, resistiram e conseguiram manter sua língua, costumes e tradições e formaram o que é hoje o País Vasco, uma comunidade autônoma da Espanha onde se tem como línguas oficiais a língua vasca (Vasco ou Euskera) e o Espanhol, dando a seus filhos, nomes de origem árabe.

Enfim, descobri algo sobre a origem do meu nome:

Janire

Janira era na mitologia grega a filha de Tetis e Oceano. A variante Janire, foi criada a partir da analogia com outras acabadas em -e (cf. Ana / Ane),Teve um grande exito nos últimos anos. Variante: Yanire, Ianire.

Por fim, meu nome não é de origem espanhola, nem árabe, é de origem grega. Como diria o patriarca da família Portokalos do filme Casamento Grego,  Kosta Portokalos (Gus), "me diga uma palavra, qualquer palavra, e te mostro como ela tem raiz grega!" kkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário