quarta-feira, 22 de junho de 2011

O MONGE E O EXECUTIVO

HUNTER, James C. – O monge e o executivo – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

John Daily sempre teve sua vida marcada por “coincidências” com o nome Simeão. Era bem-sucedido nos negócios, tinha esposa e filhos maravilhosos. Tudo o que uma pessoa deseja para ser feliz, mas ele não era. Aos poucos sua família estava se desestruturando e ele não percebia. Por influência de sua esposa resolve participar de um seminário num mosteiro. Chegando lá mais uma coincidência: encontra Simeão. Para sua surpresa, Len Hoffman, influente empresário que abandonou tudo para tornar-se frade recebeu o nome de Simeão.
No início do retiro os participantes não acreditavam nos conceitos apresentados pelo frade, mas com o passar dos dias rendem-se à sua experiência. Discutiam sobre liderança e definiam alguns conceitos.
O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.
Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.
 
John Daily: um executivo bem-sucedido que de repente percebe estar fracassando tanto no lado profissional como pessoal. Buscando contornar a difícil situação em que se encontrava, foi para um mosteiro a fim de participar de um retiro sobre liderança encontrando pessoas que como ele precisavam de ajuda. Chegando lá encontra Leonard Hoffman um importante empresário que abandonou tudo e tornou-se frade no intuito de encontrar um novo sentido para a sua vida.
No início, os participantes do retiro reagiam de forma incrédula aos conceitos apresentados pelo frade, mas logo se rendem à sua experiência e saem do encontro transformados.

DEFININDO CONCEITOS

Os participantes do retiro, definiram alguns conceitos. Autoridade é a capacidade de influenciar as pessoas. É conseguir que outras pessoas façam o que desejamos. A autoridade é conquistada por admiração e respeito. O líder pode conquistar a autoridade através da compaixão, exemplo, experiência, entre outras qualidades. O poder é o exercício da autoridade por meio da força. O poder pode ser sustentado pelo cargo da pessoa que o exerce ou pode ser sustentado através do aliciamento moral. Um lider tem um papel muito expressivo neste contexto, pois quando usa a autoridade, e não o poder, as pessoas o seguem espontaneamente.

QUEBRANDO PARADIGMAS

Saber ouvir é uma grande qualidade que todo líder deve ter. Se você interrompe alguém que está falando pode transmitir que não estava prestando atenção ao que ela dizia; que não valoriza sua opinião ou ainda que o que você tinha a dizer era muito mais importante. No cotidiano a maioria das pessoas sentem a necessidade de falar. Mesmo não tendo domínio sobre o que falam, elas estão preocupadas em transmitir suas opiniões, mostrar que têm a solução para este e para aquele problema.
Os paradigmas podem tanto ajudar quanto atrapalhar. Existem casos em que vidas são salvas por se obedecer a paradigmas. Existem casos em que a limitação causada pelo paradigma pode causar a falência de uma organização. Os paradigmas existem para que um senso comum possa ser estabelecido em uma sociedade. Em nossas vidas costumamos seguir vários paradigmas que nem sempre são corretos e devemos mudar de direção. A visão que temos do mundo depende da realidade que vivemos, se somos pobres ou ricos, brancos ou negros, cada um tem sua maneira de enxergá-lo. Mudar é muito difícil, mas se faz necessário. Se não mudarmos, ficaremos para trás pois o mundo está em constante mudança. 
Um líder deve estar atento às necessidades dos membros de sua equipe. Além disso, deve fazer o possível para que elas sejam atendidas. Deve também saber diferenciar o que é necessidade do que é vontade ou desejo.Liderar não significa fazer o que o outro deseja, mas sim o que ele precisa que seja feito. É necessário atender as necessidades do liderado antes que este perceba.


MODELOS DE LIDERANÇA

Um modelo de liderança baseado na vontade. O Amor, por sua vez, faz com que aconteçam os serviços e os sacrifícios. O serviço e sacrifício inspiram autoridade que, por sua vez, sustenta a liderança. O líder deve primeiro servir. Jesus como exemplo de líder não usava a força pois não a tinha, possuía apenas a capacidade de influenciar as pessoas que é a essência da liderança. Tantos outros se destacaram por de alguma forma levar as pessoas a fazer aquilo que desejavam como é o caso de Gandhi, que apesar de sua baixa estatura conseguiu arrastar milhões a favor de sua causa simplesmente por sua influência pessoal.

AMOR E LIDERANÇA

O verbo amar é definido como sendo o conjunto de ações boas que praticamos para as outras pessoas, independentemente de quem sejam ou se darão algum retorno em troca da ação recebida. Amor é uma palavra que se procurarmos a definição em um dicionário a encontraremos de forma mesquinha que não revela a grandeza desse sentimento. No Novo Testamento temos uma linda definição do que é o amor. Amar não se refere apenas a atração física que sentimos, vai mais além. Devemos amar a todas as pessoas ignorando suas atitudes. Não devemos amar um assassino, mas a pessoa que ele é independente de sua falta. Jesus nos ama e se somos sua imagem e semelhança por que é tão difícil amar nosso irmão?

O AMBIENTE

O papel do líder é criar um ambiente propício para que os liderados desempenhem suas tarefas e os resultados possam surgir. Criar um ambiente propício é promover o bem estar dos membros da equipe e mantê-los motivados. As pessoas precisam de um ambiente saudável para desenvolver-se e obter sucesso.

A ESCOLHA

Tudo que fazemos na vida é nossa escolha. Devemos tratar o próximo como gostaríamos de ser tratados.


RESUMO

O livro conta a história de um executivo em busca de soluções para seus dilemas pessoais, profissionais durante uma temporada num mosteiro. Através desta história, o autor apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança. Os conceitos apresentados pelo autor nos mostram os fundamentos básicos para melhorar nossa capacidade de liderança e até mesmo de convívio com as pessoas ao nosso redor, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso.
Liderar com amor é deixar de lado suas necessidades e vontades de lado, buscando sempre o bem para todos. O líder deve servir e sacrificar-se por seu ideal, é isso que James C. Hunter passa para nós nesse livro incrível. 


Palavras- chave



Liderança = É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para um bem comum.

Autoridade = A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Amor = O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita e a dignidade e a individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário