quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como se tornar um Líder Servidor

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor / James C. Hunter : tradução de . B. Pinheiro de Lemos. – Rio de Janeiro : Sextante, 2006.


Como se tornar um líder servidor, tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. O autor acredita que liderar não é ser "chefe". Liderar é servir. Embora "servir" tenha uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes – afinal, todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem. Para Hunter, muitos têm consciência de que estão falhando com suas equipes: "Eles reconhecem que os antigos métodos de comando e controle, na base do grito e da ameaça, são ineficientes quando se lida com uma força de trabalho diversificada, formada por gerações muito diferentes, que cresceram desconfiando de quem tem o poder." Falando sobre sua própria experiência e citando clientes e personalidades tão diferentes quanto Jesus, Gandhi e Jack Welch, James Hunter sustenta que "liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum". Este livro mostra que o desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa – ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar.

O autor explica como aplicar no dia a dia os preceitos da técnica, desde uma auto-reflexão transformadora até o bê-a-bá para exercer a prática junto aos liderados. Mas lembra que não basta apenas ler o livro, é preciso estar motivado a realizar mudanças interiores que irão conseqüentemente refletir em suas atitudes. Ele define como insanidade o ato de “continuar fazendo o que você sempre fez e esperar resultados diferentes”. Como se tornar um líder servidor apresenta aplicações práticas do conceito de liderança servidora, já detalhado no livro O monge e o executivo. E traz ainda ensinamentos sobre como funcionam as empresas bem-sucedidas: a busca de profissionais com o perfil ideal, os planos de remuneração por resultado, as maneiras de tornar o trabalho mais desafiador, as avaliações de liderança e os treinamentos eficientes. James C. Hunter defende a tese de que os líderes devem ter caráter, uma base espiritual muito forte e a consciência de que liderança não é poder e sim autoridade, conquistada com amor, dedicação e respeito pelas pessoas. O autor mostra que é preciso praticar diariamente as habilidades da liderança servidora para que elas se tornem um hábito. Basta se engajar em um processo de melhoria contínua, aceitar feedback de seus subordinados e estar disposto a assumir os riscos para eliminar a distância entre o que você é e o que você precisa mudar para se tornar um líder realmente eficaz. Ao trilhar este caminho, é importante não confundir poder com autoridade. A autoridade inspira as outras pessoas a fazer as coisas com boa vontade, o poder as obriga. A liderança servidora é um estilo de vida – ela não é conquistada, mas sim construída com serviço e sacrifício. 


Amor e liderança
Hunter afirma no livro, que o amor deve ser praticado rotineiramente pelos que desejam alcançar excelência tanto na vida profissional como na pessoal. Mas ele avisa que não é o amor romântico entre duas pessoas, e sim o ato de amar o próximo e tomar atitudes que elevem as pessoas a seu redor. Em sua definição, o amor é “o ato de se pôr à disposição dos outros, identificando e atendendo suas maiores necessidades, sempre procurando o bem maior”. Amar não é apenas sentir. Exige a tradução desse sentimento em ações. É o amor do pai pelo filho. É o amor do militante político na luta pela justiça, mas que trata seus próximos com respeito e dignidade. É a paixão da juventude em dar vida a seus sonhos a partir de perguntas existenciais que se fazem. São bandeiras espalhadas pelo mundo todo a favor de uma cultura que seja permeada pelo amor.


Autoridade

  É um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo se caracterizar como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao individuo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar.

Inteligência emocional

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
 
Conseguir extrair do outro o melhor e ensiná-lo a expor suas opiniões e a pensar exige habilidade. Ter um diálogo fluente e agradável com os subordinados e identificar as necessidades profissionais, com sensibilidade e preocupação com o ser humano é desafiante. Ainda mais quando a conversa envolve a mudança do pensar e do agir. Alterar o pensamento e convencer as pessoas da importância de se preparar para ter argumentos fortes e estruturados é uma das tarefas dos grandes líderes. Afinal, o interessante é mostrar os caminhos e incentivar a análise crítica dos processos, para que a equipe seja coesa, segura e eficiente. O livro Como se tornar um líder servidor discute uma nova abordagem de liderança. Ele é destinado àquele que deseja se tornar mais eficaz, inspirando sua equipe a elevar o pensamento a um nível de alta qualidade, mas só dispõe de alguns minutos por semana para falar com eles. Atinge também o executivo que gostaria de levar o gerente a fazer planejamentos melhores, mas não sabe como; o gerente que quer inspirar a equipe de vendas, porém não enxerga as alternativas e o profissional de recursos humanos que precisa mudar a cultura da organização. A saída para atingir esse grau de independência na tomada de decisões e a harmonia dos líderes da empresa está no pensamento. Para o autor, se as pessoas são pagas para pensar, está na hora de o mundo dos negócios saber mais sobre o funcionamento da porção responsável pelo pensamento: o cérebro. O é uma publicação prática, composta de seis passos e que apresenta uma nova forma de dialogar, com base nas recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. Uma das principais deficiências das organizações é a conversa que não atinge seu objetivo. A aplicação desses seis passos pode fazer uma grande diferença.
 
Palavras-Chave


Liderança => Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

Autoridade => Habilidade de levar os outros a fazerem de bom grado a sua vontade. É a essência da pessoa e está ligada a seu caráter.


Amor => Lealdade, trabalho em equipe, respeito à dignidade e à individualidade.

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