quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Caso de empreendedorismo: 5 coisas que fazem a diferença na sua empresa

Quando vendi minha participação na minha agência Web para abrir a Triad, o começo foi bem difícil. Eu tinha um plano de negócios (pela primeira vez na vida) e fui seguindo rigorosamente o plano nos meses iniciais, o problema é que eu não conhecia o mercado de RH tão bem quanto o mercado de TI e esse começo passei por alguns ajustes e apertos.
Triad Productivity Solutions
O plano inicial eram três áreas de atuação na empresa: treinamento, consultoria e software, mas tentar subir tudo isso sozinho não foi assim tão simples.
Acho que a pior parte foi criar a mentalidade de software como serviço, desde a venda, suporte, treinamento e pós venda. Eu demorei muito para fazer o Neotriad engatar, mas acho que hoje comecei a pegar o jeito da coisa.
Aqui seguem minhas dicas com base nos meus erros:
1 – Ter um plano ruim é melhor do que plano algum – O que me salvou na Triad foi meu plano de negócios, ele me fez manter o foco no tema, não olhar para outras oportunidades e persistir. Do plano inicial eu segui 75%, resultando no que tenho hoje.
2 – Tenha dinheiro para fluxo de caixa – Uma empresa demora a acontecer. Até o mercado dar credibilidade, comprar seus produtos e indicar são meses, talvez anos. Eu acho que o empreendedor precisa ter uma reserva de caixa para pelo menos 12 meses, pagando 110% dos custos da empresa. Se nesse meio tempo faturar, ótimo, fica de reserva para os momentos de crise.
3 – Brigue para ser única e não a melhor – No começo eu queria ser melhor que meu concorrente, isso sempre levava minha estratégia a superar a dele. É uma luta inglória. Quando comecei a buscar agregar valor para ser a única no mercado a ter metodologia e software para aumentar a produtividade, foi que comecei a ganhar espaço.
4 – Faça pessoas normais fazerem um trabalho brilhante – No começo da empresa, você contrata estagiário para fazer papel de diretor comercial e ai já viu o resultado. Uma das formas de apoiar as pessoas no começo da empresa é desenhar processos, criar sistemas que apliquem esses processos, treinar pessoas e validar se funciona. Hoje a Triad é um relógio, temos tudo na Intranet, sistemas online de suporte, métricas e indicadores. Qualquer um pilota a empresa. Se vier trabalhar aqui, sabe o que fazer, basta ler. E não se iluda: sempre há espaço de melhoria.
5 – Marketing & Propaganda – Meu pai é publicitário, dono de agência, logo tenho isso no sangue e sei  que isso foi uma das coisas que sempre diferenciaram nossa empresa. A nossa apresentação, o cuidado com a imagem, o investimento em mídia, a necessidade da assessoria de imprensa, parceiros. Se ainda ninguém sabe quem você é, você precisa achar uma forma de aparecer, e para isso precisa ter uma aparência profissional.
Claro que tem outros fatores, mas classifico esses 5 como os que me ajudaram a fazer da Triad o que ela é hoje. Muito provavelmente se você procurar sobre produtividade, administração do tempo ou softwares de colaboração vai esbarrar no nosso nome. Foco, persistência e qualidade no que fazemos nos tornaram referência e com certeza pode fazer o mesmo por sua empresa!
Muito Sucesso!
Christian Barbosa é o fundador da Triad e grande referência brasileira quando o assunto é produtividade pessoal e gestão do tempo. Para ver mais dicas de Christian sobre como aumentar sua produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário