quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Postura correta faz bem para o homem, mas nem tanto para a mulher


Thiago Perin
Bem melhor assim
Bem melhor assim
Mulheres, nada de endireitar a coluna! Sentar com as costas retinhas pode melhorar o humor e até o raciocínio, como mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), mas só entre os homens.
Depois de fazer um teste de QI (falso), 60 voluntários foram instruídos a passar três minutos sentados ou em postura correta ou levemente curvados. Nesse tempo, receberam feedback (falso) dizendo que tinham ficado entre os que se deram melhor no teste. Passados os três minutos, todos voltaram às suas posturas naturais, preencheram um questionário de humor e resolveram exercícios de matemática.
Entre os homens, os que foram instruídos a sentar corretamente se saíram melhor nos exercícios matemáticos, estavam mais bem humorados e mais felizes com o resultado no outro teste, o falso de QI, do que os que tiveram que passar os três minutos curvados.
Até aí, tudo dentro da lógica a que estamos acostumados.
Mas entre as mulheres a história foi outra. Foram justamente as que ficaram um pouquinho curvadas, e não as com pose de miss, as que acabaram mais satisfeitas com a performance no teste de QI, mais alegres e mais bem-sucedidas nos desafios de matemática.
Por que essa diferença? Os pesquisadores especulam que, como ao longo de toda a História as mulheres foram postas abaixo dos homens na “escala social”, a postura curvada talvez pareça mais natural para elas, por ser associada a um status mais baixo, e as deixe mais confortáveis. Também, o estudo lembra que manter a coluna ereta exige que a mulher “empurre” o peito para a frente e dê mais destaque aos seios – o que pode fazê-las se sentir inibidas e inseguras.


(Antes que a comunidade médica venha brigar com a gente, vale dizer: brincamos, mas o CIÊNCIA MALUCA não está incentivando as moças a andarem curvadas. Tá?)
fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/postura-correta-faz-bem-para-o-homem-mas-nem-tanto-para-a-mulher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário